Dez dicas para você que vai fazer home office pela primeira vez

Com a crise de saúde que estamos enfrentando devido a pandemia de coronavírus, muitas empresas estão dispensando seus funcionários para que trabalhem em casa.

Para muitos, trabalhar em casa é novidade. Apesar do “home office”, ser a realidade de muitos brasileiros, ele ainda é um universo desconhecido para quem tem em sua rotina o trabalho fora de casa.

Tem quem pense que trabalhar em casa é algo fácil, mas a verdade é que a disciplina é fundamental para que a sua produtividade não diminua e distrações te atrapalhem.

Nós preparamos algumas dicas para quem vai trabalhar em casa nesse período. Confira:

1 – Escolha o local

Se você tem uma mesinha de estudos ou trabalho já é um bom começo. Se não tem, separe um espaço que não vai ter distrações e que será um local que você consiga manter organizado no período em que vai trabalhar.

2 – Organização

É muito importante que o local escolhido para trabalhar em casa esteja sempre limpo e organizado, porque se você tiver que limpar e organizar todo dia você vai gastar tempo e energia e consequentemente reduzir seu desempenho.

3 – Se prepare

Se vai trabalhar, coloque roupa de trabalho. É claro que você não precisa colocar seu uniforme, mas coloque uma roupa como se fosse sair de sua casa, assim seu corpo e sua mente te ajudam a não ficar com aquela preguiça que sentimos quando estamos em casa.

4 – Defina um horário para trabalhar

Se você não vai precisar seguir seu horário convencional de trabalho é importante que você defina seu horário. Quantas horas vai trabalhar, horário que vai parar para o almoçar, se vai ter alguma pausa para o lanche e claro, horário que vai terminar.

5 – Faça uma lista de tarefas

Faça uma lista com tudo o que você tem que fazer durante seu dia, inclua nesta lista seus horários de almoço e pausas também. Se você trabalha com metas, estabeleça metas que sejam possíveis de se cumprir, leve em consideração a crise. Assim que for feito cada item de sua lista, não esqueça de dar um check!

6 – Trabalhando

Faça seu trabalho com a disciplina que tem que fazer no dia a dia, pause quando necessário. Respire, beba água, alongue, mas não pare para deitar na cama ou no sofá, seu foco depende da sua disciplina.

7 – Mantenha em seu campo de visão somente o necessário

Coloque em sua mesa somente o que for usar para o trabalho: notebook, caderno, canetas. Só deixe o celular se for sua ferramenta de trabalho e se tiver que deixar tire as notificações para que nada roube sua atenção.

8 – Estabeleça limites com os outros

Se você mora em uma casa com mais pessoas, é importante lembrá-los que você está trabalhando e pedir para que seja interrompido com frequência.


9 – Faça um relatório diário

Para analisar o seu desenvolvimento no trabalho em casa é necessário que você faça um relatório ao final do dia de tudo o que fez. Depois leia e veja o que ainda é necessário melhorar e o que pode ser incluído ou retirado da lista de tarefas do próximo dia.


10 – Descanse

Já que estabeleceu horário para trabalhar, é importante que siga corretamente. Quando der o horário do fim do expediente, desligue o computador, guarde suas coisas e relaxe. Tome um banho, leia um livro, assista um filme ou uma séria, faça algo que relaxe seu corpo e sua mente e que faça você se desligar do serviço.


Depois dessas dicas você não tem desculpa para dizer que não consegue trabalhar em casa. Pode ser que não se acostume nos primeiros dias, mas aos poucos você vai tirar de letra o “home office”.

0 visualização
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social

© 2020 Um, Dois... Gravando !

Todos os direitos reservados.